É muito comum que as pessoas pensem em abrir franquias em tempo de crise econômica. O mercado de trabalho se retrai, muitos profissionais são demitidos e, com o dinheiro da rescisão, pensam em um negócio próprio como fonte de renda.

Nesse sentido, as franquias são um caminho natural, já que oferecem um caminho mais estruturado, ideal para quem não tem tanta experiência em gestão.

Mas será que vale mesmo a pena investir em franquias em tempo de crise? Confira a resposta neste artigo!

COMO É O MERCADO DE FRANQUIAS?

Antes de falarmos sobre o mercado de franquias, vamos relembrar o que aconteceu com o país nos últimos anos. Foram vários anos de crescimento econômico baseado na expansão da oferta de crédito. Quando o nível de endividamento das famílias ficou muito alto, essa oferta se retraiu. Veio a recessão econômica, com contração do mercado de trabalho.

Os primeiros sinais da crise apareceram em 2013. No ano seguinte, o PIB (Produto Interno Bruto) ficou estável e, nos dois anos seguintes, apresentou forte queda. Em 2015, a contração foi de 3,8% e, em 2016, de 3,6%. Continuamos sentindo os efeitos dessa crise, com crescimento baixo, na casa de 1%, tanto em 2017 quanto em 2018. Nesse cenário, quase todos os setores da economia sofreram.

O mercado de franquias, porém, se mostrou bem mais resistente. O faturamento cresceu mesmo em todos esses anos de crise. Em 2018, a alta foi de 7,1% em relação ao ano anterior, segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising).

O número de unidades também cresceu, atingindo 153.704 em 2018, um aumento de 5,2% ante 2017. O setor de “Alimentação” é o que teve o maior faturamento, seguido por “Casa e Construção”, e “Comunicação, Informática e Eletrônicos”.

Em 2019, os bons resultados sem mantêm. No primeiro trimestre, o faturamento das franquias cresceu 7% ante o mesmo período do ano anterior e, para este ano, a ABF projeta que a alta fique entre 8% e 10%.

Vemos, assim, que o mercado de franquias se mostra mais resiliente em momentos de crise, justamente, por ter uma gestão mais bem estruturada, com um caminho bem traçado, impedindo que o franqueado cometa os erros de quem está começando um negócio.

VALE A PENA INVESTIR EM FRANQUIAS EM TEMPO DE CRISE?

Os números que vimos acima mostram que sim, vale a pena investir em tempos de crise. Ainda assim, vale destacar que a franquia não é um bilhete premiado da loteria.

Você vai abrir um negócio e, como sempre, nesses casos, tem que estar preparado. O que isso significa? É preciso estudar muito bem o próprio tema antes de pensar em abrir uma franquia. Outro ponto é que, mesmo que o caminho já esteja bastante preparado, no fim do dia, você é quem é o gestor daquele negócio, então, tem que estudar gestão e administração. Isso é essencial para aumentar as chances de sucesso.

Quando uma pessoa abre o primeiro negócio, é muito comum que se dedique de forma aprofundada a conhecer tecnicamente o produto e descuide da gestão, que é algo novo para ela. Evite isso ao máximo, porque, se você não cuidar da gestão, ninguém vai.

Por fim, é preciso estudar o setor no qual você vai entrar, as condições da franquia na qual pretende investir e tudo que vai ter impacto sobre os resultados do negócio: localização, público-alvo etc.

Dito isso, as estatísticas são claras. Dados do Sebrae mostram que, entre as empresas comuns, 23% fecham as portas até o segundo ano de funcionamento. Já entre as franquias, o índice de mortalidade é de 3,9%, segundo pesquisa da ABF.

A diferença se dá, justamente, pelo fato de que a franquia é um negócio que já foi testado e o franqueado conta com todo um sistema de suporte que vai evitar que ele caia nas armadilhas de quem está começando do zero.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DE INVESTIR EM UMA FRANQUIA?

Como mencionamos, a franquia é uma forma de ter um negócio próprio com boa parte do caminho já traçado e estruturado. Veja a seguir os principais benefícios de investir em uma franquia.

1. POSSIBILIDADE DE EXPANSÃO

Se você tem interesse em expandir seu negócio, é muito mais fácil fazer isso por meio de uma franquia, uma vez que os modelos já estão prontos e os próprios franqueadores estudam constantemente novos pontos estratégicos para ampliar sua presença. Assim, você pode contar com apoio se resolver expandir o negócio.

2. MARCA CONHECIDA

Construir uma marca do zero não é nada fácil. Ao optar por uma franquia, você já entra no jogo com uma marca conhecida. Além do mais, não precisa se preocupar em montar um departamento de marketing ou publicidade, já que toda a comunicação vem pronta do franqueador.

A franquia conta com um fundo de propaganda, para o qual o franqueado contribui, e que elabora toda a estratégia de comunicação e marketing da marca. Desse modo, consegue fazer campanhas maiores e de maior impacto, além de fornecer o material pronto para o franqueado.

3. SEGURANÇA JURÍDICA

No Brasil, o setor é regulamentado pela Lei de Franquias (Lei nº 8.955, de 1994), que descreve os direitos e deveres de franqueados e franqueadores. A lei determina que a relação seja registrada em contrato, o que dá segurança jurídica para ambos.

Se você está interessado em abrir uma franquia, deve ler essa lei e conhecer bem seus pontos. Ela é a base de regulamentação para a relação que vai ser estabelecida entre franqueados e franqueadores.

4. CAPACITAÇÃO

O franqueador fornece um treinamento de gestão, além ensinar tudo o que você precisa saber para controlar o negócio. Além disso, depois que o negócio estiver montado, monitora o andamento e alerta em caso de problemas na gestão.

5. FORNECEDORES TESTADOS

Todo mundo que já teve um negócio sabe que encontrar fornecedores confiáveis é um desafio. É preciso garantir a continuidade do fornecimento e manter o padrão de qualidade. No caso da franquia, os fornecedores são sempre homologados, o que minimiza os riscos.

6. LANÇAMENTO DE PRODUTOS

O mercado exige lançamentos constantes de novos produtos para manter o interesse do público. O franqueador é responsável por fazer as pesquisas de mercado e pensar em soluções para apresentar à rede de franquia.

7. GARANTIA DE PADRONIZAÇÃO

A falta de padronização é um dos maiores problemas que os negócios enfrentam. É difícil fazer com que os produtos saiam sempre do mesmo jeito e, quando sai do padrão, pode ter certeza de que o cliente percebe isso rapidamente. Em uma franquia, tudo já foi testado e chega para o franqueado no padrão adotado pela marca.

8. PODER DE NEGOCIAÇÃO

Com um negócio pequeno, seu poder de negociação com os fornecedores também é baixo. Mas, na franquia, quem faz essa negociação é o franqueador, que compra em grande escala e, portanto, tem uma capacidade de barganha muito maior.

9. SUPORTE

Os franqueados recebem suporte do franqueador em diversas áreas, como contabilidade, jurídico, tributário etc. O franqueador tem todo o interesse em evitar que seus franqueados enfrentem problemas por falta de conhecimento e livrá-los de questões burocráticas para que possam se concentrar na operação.

Como vimos até aqui, a coletividade e o suporte do franqueador são grandes vantagens para quem pretende abrir uma franquia, abrindo caminhos e queimando etapas. Veja agora os passos para tocar esse negócio!


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